Curte o JPV

Header Ads

Guerra entre consoles, uma besteira.

E aí pessoal! JPV aqui.
Trago hoje um post no mínimo (mamilos) polêmico, espero que gostem.


Antecipadamente, peço que você que está lendo entenda o ponto de vista deste post, não viso o apoio das marcas ou títulos, é apenas uma opinião baseada no que vejo no dia a dia em relação aos novos e antigos consoles, se você não gosta de ler sobre opiniões, convido você para ler outros posts deste blog, obrigado. 


http://rittifruity.deviantart.com/
Está se tornando mais comum nos dias de hoje essa tal de "Guerra entre consoles", promessas e mais promessas sendo feitas por parte das desenvolvedoras e fãs defendendo a fidelidade a marcas, mas será que isso tudo é necessário?
Bem, sabemos que maior parte do mundo defende não mais que obrigatoriamente o capitalismo (sempre visando o lucro), não é nunca foi diferente entre as grandes marcas.
http://scaley-randy.deviantart.com/

Quando me refiro a grandes marcas, logo de cara vem a Sony, Nintendo e Microsoft, as atuais campeãs, por serem as únicas desenvolvedoras de consoles (sim, eu sei que existe a Steam e a NVidia com planos de novos consoles, mas espere um pouco).
Todas elas sempre tentam fazer o seu melhor, claro que houveram alguns deslizes, mas acontece, como no caso da Microsoft que trouxe o Xbox One, mas junto com ele vários desentendimentos entre fãs
*Tradução da imagem ao lado: "E se eu te disser que não importa o console que você tem contanto que você esteja se divertindo com ele". Seria tudo mais fácil do ponto do Morpheus se não existisse tanta 'briguinha'.*

Para entermos melhor onde começa toda essa polêmica, vamos viajar um pouco mais no tempo, voltando ao passado, desde o primeiro videogame.

HISTÓRIA:
Começando pelo Odissey, com seu lançamento em 1972, tendo vendido mais de 300 mil era um sucesso garantido, mas todo esse sucesso teria chamado a atenção da sua próxima concorrente, Atari, que de tão poderosa, desbancou toda a esperança da Odissey, ainda mais com o sucesso do game "Pong" em 1977. Entre 1983 e 1984, o trágico quase fim dos consoles, os computadores entram em mercado e quase extinguem os consoles, mas é em 1985 que os computadores sofreriam um abalo, o novo console da Nintendo, NES (Nintendinho no Brasil), recupera toda a fama dos consoles, fazendo todos esquecerem da crise em 1983.
E é então que chega a SEGA (1985), como concorrente da Nintendo, mesmo que com muita dificuldade, e lança o jogo "Alex Kidd in Miracle World", alguns games da série "Sonic, the hedgehog" e até da Turma da Mônica.
Em 1988 também chega ao mercado, o Mega Drive da SEGA, videogame que também concorria com a Nintendo, que ainda estava no mesmo console a anos, mas ainda superior.

Em 1990, a SNK lança o Neo-Geo, o console que levou muitas pessoas para os fliperamas, por ter lançado primeiramente nessa plataforma e depois para o portátil.
Ainda por causa da concorrência da Nintendo, o Neo-Geo perdeu seu lugar na estante, com crises de vendas periódicas.
Como já estava na hora de inventar um novo console, a Nintendo então resolve acabar de vez com toda a concorrência, trazendo o console mais famoso do mundo, o Super Nintendo em 1990 a 1991. Dessa vez não tinha concorrência que tirasse o videogame do topo das vendas, ainda mais com games como Super Mario World, Sonic e Zelda.
Como de costume da Nintendo, o console ficou no auge das vendas por 4 anos, só tendo parado nas vendas em 1995, com a chegada do novo console da Sony, o playstation.

Desta vez não houve chance para a Nintendo, a Sony tinha ganhado o ano com a nova ideia de consoles que rodavam CD's ao invés de cartuchos, a Nintendo tinha a ideia de trazer o cd para o Super Nintendo, mas a Sony foi mais esperta e conseguiu ultrapassar a concorrente.
Nota: A Sony foi criada em 1994 e criou o PS1 em 1995 e vendeu mais de 100 milhões de unidades do console.

Com MAIS UM SACADA GENIAL, a Nintendo lança mais um console, nessa quinta geração de videogames, o Nintendo 64 (1996), que mais uma vez acabaou com a concorrência com games como "Zelda" e "Mario World 64", não achando suficiente (*Nintendo nintendando*), em 1998 a Nintendo lança o Gameboy Color, o verdadeiro monstro dos portáteis com jogos como: Pokemon, Super Mario e Zelda.
A SEGA ainda tentou trazer mais um console nessa geração, o Dreamcast, que era superior a todos os consoles da época, mas como já estava a muito tempo esquecida, não teve tantas vendas, apenas os fãs do console anterior, estavam mais interessados, mesmo o Dreamcast trazendo jogos como Sonic Adventure.

 5 anos após o lançamento do seu primeiro console, a Sony lança o Playstation 2. Com design agradável, rapidez, boa jogabilidade e muitos jogos, o popularmente conhecido pelo brasileiros como Play 2 ou PS2, vendeu mais de 150 milhões de consoles, mas quando visto pelo lado do quanto ele foi pirateado, o número dobra, triplica ou quadriplica.
Games como God Of War, Devil May Cry, Need For Speed e outros, faziam grande parte do sucesso do PS2, além do memory card, que agora gravava mais de 8 jogos em um só dispositivo.
Mais uma vez a Sony acabava com a concorrência da Nintendo, é aqui que nascem as brigas sobre quem é melhor.

De repente, em 2001, uma explosão.
Nintendo e Microsoft lançam 3 consoles no mercado, tudo isso para tentar desbancar a Sony que agora estava a frente de todos. O Gamecube tinha um sitema quase igual de jogabilidade ao PS2, fica por pouco tempo no mercado, mas seu sutento foi dado pelo Gameboy advance, por trazer adaptação. O Xbox apareceu, vendeu, morreu (com todo respeito).

De 2004 a 2005, confusões, muitos consoles lançados, fãs perdendo o respeito por videogames. A Nintendo lança o portátil Nintendo DS, que vende espetacularmente no Japão, a Sony lança o Playstation Portable (PSP), que vende muito bem nos Estados Unidos e a Microsoft lança o Xbox 360, que também vende bem, mas não chega a superar a Sony.
É nesse tempo que nascem os grandes problemas, fãs da Nintendo, defendendo a marca com sangue até o fim das suas vidas, fãs da Microsoft achando que o Xbox 360 é superior e fãs da Sony, sempre querendo discutir com outros sobre ter os melhores gráficos em jogos.

Em 2006 são lançados mais dois consoles, o da atual campeã de vendas, Nintendo, com o Nintendo Wii, que inovou com o controle sensor de movimento (Wii remote), mas que perdeu por conteúdo e jogabilidade, os jogos, na maioria, ficaram muito infantis ao ponto dos jogadores, sem dizer os problemas com o própria controle e a Sony com o Playstation 3, digno de prêmio, ótimo console, muito bem pensado. Como já era esperado, o PS3 vendeu por volta de 50 milhões de consoles, 100 milhões a menos que o PS2, dado ao preço que não era muito acessível.
Acaba aqui a história, ufa! (mas a guerra continua)


Percebe-se que toda essa briga começa quando novas fabricantes chegam no mercado, mas isso é evidente, a concorrência é assim, uns ganham, outros perdem, é a lei natural do mais forte.
Agora uma dica: Não seja fanboy (fã-boy), não se prenda a marcas, teste as outras, com certeza você já passou por um momento em que estava jogando e quis testar como era aquele game do outro console, todos passamos por isso, por exemplo, comigo, eu quis jogar Asura's Wrath, mas no momento só tinha o PS3 em mãos, então o jeito foi procurar um amigo que tinha Xbox 360 e jogá-lo. Me diverti, não gastei nada e ainda conheci um jogo ótimo.
Se você é gamer, já jogou pokemon no gameboy, Mario World 64 no Nintendo 64, GTA San Andreas no ps2 ou Asura's Wrath no Xbox 360 e achou ótimo.
Mais importante, jogue por amor, não jogue por fanatismo a selos, você vai acabar se estressando e esquecendo do que está fazendo, gerando comentários desnecessários entre jogadores.
E se você não está convencido que a guerra de consoles é uma besteira, veja essa imagem:

Shigeru Miyamoto, diretor da Nintendo,  jogando PS Vita 
OPINIÃO JPV: Primeiramente peço perdão por não ter postado ontem, faculdade, vida e bla bla bla. 
Sinceramente, acho essa tal guerra, uma falta do que fazer. Pessoas se achando superior a outras? O que é isso? Será que alguém aqui ainda joga pra se divertir? Sempre que começo a jogar algum game, penso no quão bom ele deve ser, mesmo que seja em outro console.
Não tem coisa melhor do que experimentar outro console, claro que há sempre uma crítica, mas é melhor que seja uma crítica construtiva do que uma "pc é lixo"/"sony lixo"/"microsoft lixo", pense bem, alguns desses comentários acrescenta alguma coisa na sua vida? Comente abaixo. Obrigado, e até o próximo post. Bom final de semana para todos.







Postar um comentário

1 Comentários


Todos os posts terão um limite de 1 mês para serem respondidos por mim nos comentários.
- Seja educado nos comentários e receba educação de volta -